Oficina-laboratório

Curupira degradê 1 OFICINA-LABORATÓRIO

As possibilidades do atuador no teatro COM bonecos

 

                Trata-se da segunda etapa da pesquisa “teatro COM bonecos – Como atuam os atuadores do grupo In Bust Teatro com Bonecos e outras possibilidades”, desenvolvida por mim através da Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística – 2009, do Instituto de Artes do Pará.

                A idéia geral é propor aos participantes aplicações práticas de alguns conceitos levantados na 1ª fase da pesquisa (pesquisa teórica e análise das atuações do grupo), para exercício da aplicabilidade, propiciar aos participantes uma base para a linguagem do teatro com bonecos e para envolver atores como colaboradores da pesquisa.

 Quem é e o que faz o do boneco?

                Todo e qualquer formato de encenação teatral que utiliza boneco como personagem depende do agente que emprega trabalho para que a ação dele (do boneco) se desenvolva: O fulano que movimenta o boneco, que interpreta o personagem, dá as falas, atua através de uma forma inanimada. O manipulador. Mas, ele não é ator? É também. A diferença é que tem um objeto que se expressa no seu lugar. Usa da arte do ator, acrescentando a arte da manipulação. Se faz as duas coisas, atua e manipula bonecos ao mesmo tempo, é ator-manipulador.

                Atores-manipuladores são os atuadores do grupo In Bust teatro com Bonecos. Esse gênero de atuação servirá de base prática para essa oficina-laboratório, onde o trabalho será um debruçar-se sobre o desempenho do ator que manipula bonecos em exercícios e experimentações de cenas em que o boneco, apesar de ser o foco da encenação, o principal suporte da cena, será manipulado pelo personagem do ator, que é tão importante para a dramaturgia quanto o é o personagem do boneco. Um infiltrar-se na arte do ator e do manipulador, instalando um olhar para essa função específica, que o diferencie do ator e do manipulador de bonecos.

 Qual a pretensão?

                Reunir atores, atrizes, manipuladores e manipuladoras dispostos a encarar o seu próprio fazer como ferramenta no teatro com bonecos e com seus conhecimentos técnicos, teóricos e práticos, experimentar, em laboratório, as diversas possibilidades da utilização cênica do boneco.

                E, assim:

  • Verificar parâmetros teóricos em experimentações cênicas de atuação com bonecos.
  • Investigar, com os participantes, a arte do ator que manipula boneco, explorando as possibilidades da relação ator-manipulador/boneco, instigando o surgimento destas possibilidades e a consciência da atuação.
  • Propiciar aos participantes um contato com teorias do teatro de formas animadas; bases técnicas de manipulação de bonecos de vara e de luva; e jogos de contracena utilizando o boneco, fundamentados na improvisação.
  • Estabelecer entre os participantes, a partir das experimentações realizadas, uma permanente discussão sobre a atuação do ator-manipulador.

 Para estabelecer a experimentação

                O participante conhecerá os princípios para a manipulação de bonecos. Trabalhará o equilíbrio, a base corporal, a pulsação, a distribuição da força, o deslocamento, a neutralidade.

                Conhecerá ainda os princípios para a atuação com o boneco. Exercitará a dispersão e a concentração da atenção; a utilização do foco como indicador da importância da cena; a consciência espacial na utilização dos meridianos de atuação.

 Quando e onde, em detalhes:

Dias       30/06, 01 e 02/07              Casarão do Boneco            14:30 à 18:30

Dias       07, 08 e 09/07                    Casarão do Boneco            14:30 à 18:30

Dias       14, 15 e 16/07                    IAP                                         14:30 à 18:30

Dias       21, 22 e 23/07                    IAP                                         14:30 à 18:30

Dias       28, 29 e 30/07                    IAP                                         14:30 à 18:30

Anúncios

Responses

  1. Gostaria de saber se aceitam encomendas de bonecos, por favor entre em contato se souber alguem que faça. Espero resposta!

    e-mail.- pedropivaedicao@live.com

  2. Gostaria de ter contato com urgencia c/ in bust queria os contatos mas não os obtive.Tenho tel:3279-2868 ou cel:9127-2754.

    Att

    Lidiane Souza

  3. Olá,

    Trabalho em uma agencia de publicidade e precisamos organizar um evento que tenha como mestre de cerimonias um manipulador de bonecos que tenha muita presença de palco e segure a platéia duarante 40 minutos.

    Gostaria de uma indicação urgente.

    O Ator fará esse evento em 5 cidades do brasil com inicio em 20 de junho de 2010.

    Meus telefones para contato:
    8635-5729 e 3077-1445

    Obrigada
    Ana


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: