Da cuíra que levou à pesquisa

Fio de Pão - A Lenda da Cobra Norato (foto André Mardock)

Fio de Pão - A Lenda da Cobra Norato (foto Henrique Sitchin)

A idéia deste projeto de pesquisa surgiu da cuíra (comichão) instaurada desde que, num ponto marcante da história do grupo In Bust Teatro com Bonecos, o ator invadiu a cena do boneco, mas não a tomou para si. Compartilhou não só a cena, mas a história contada, a dramaturgia do espetáculo. Dividiu o foco, criou zonas de interpretação para um e para o outro, e para os dois. A experiência funcionou. Então o grupo seguiu fazendo esse teatro de bonecos “diferente” e até mudou seu nome, como se isso fosse o anuncio de sua especificidade.

Gerou em mim – como um dos fundadores do grupo e presente em quase todos os espetáculos como ator-manipulador – (e creio que nos outros integrantes do grupo), a necessidade de uma reflexão mais aprofundada sobre a atuação do ator que também é manipulador de bonecos, num espetáculo em que o boneco, foco da encenação, suporte da cena, é manipulado pelo personagem do ator, que é tão importante para a dramaturgia quanto o é o personagem do boneco. Essa pesquisa, condutora da reflexão, buscará analisar o desempenho dos atuadores e a construção das encenações do grupo In Bust Teatro com Bonecos, à luz de conceitos da arte do ator ao longo da história do teatro contemporâneo, conceitos do teatro de animação e da comedia dell’arte, para talvez averiguar a construção de uma linguagem específica que justifique o próprio (sobre)nome do grupo, Teatro COM Bonecos.

Anúncios

Responses

  1. Oi Paulo. Que legal o projeto! E ainda mais a reflexão que vc irá abordar. Não tenho nenhuma experiência com manipulação, mas o pouco contato que tive quando da disciplina na Escola de Teatro, Teatro de animação, ministrada pela Ester, me abriu um outro olhar sobre o meu corpo atuante de atriz, que deveria ser generoso com a manipulação e principalmente, para com o boneco. Sucesso em suas reflexões. Abraços.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: